domingo, 23 de abril de 2017

5 MOTIVOS PARA VOCÊ COMEÇAR A COMPRAR NO HORTIFRÚTI DO SEU BAIRRO



Há cerca de 1 mês eu mudei para um bairro um pouco diferente do que eu morava. Antes, eu vivia em uma região relativamente nova com muitas ruas esparsas e poucos comércios. Havia um supermercado ~de bairro~ que era até bonzinho, o açougue era excelente. Sabe aquele lugar que o comerciante fala com você? Lembro do tiozinho do açougue que sempre brincava meu pedido: "opa, vai rolar um bife acebolado hoje?". Sempre acreditei que temos que fomentar esses pequenos negócios, que fazem parte da base de uma cultura mais humanizada e menos consumista.

No meu bairro atual existem praças, mercados pequenos, lanchonetes, carrinhos de lanche, lojinhas de presente, tudo a quadras de distância. Dá para ir comprar em qualquer supermercado grande? Com certeza, existe um grande mercado de rede nacional pertinho de casa. Mas devo dizer que comecei a visitar os sacolões e hortifrútis do bairro e fiquei encantada com algumas razões, entre preço, qualidade e sustentabilidade, itens que busco muito desde que decidi morar sozinha. 

1. Frescor e qualidade dos alimentos

Sempre me lembro da última vez que fui ao supermercado e encontrei nada mais nada menos que alface murcha. Isso porque o frescor é algo acompanhado de perto por quem trabalha dentro daquele hortifrúti caprichado do bairro. No lá do meu, eles embalam até as berinjelas com papel filme e uma funcionária passa borrifando as verduras para elas não ficarem murchas. Capricho e frescor.


2. Você fomenta o comércio local

É bom para todo mundo que a economia gire, e quando você coloca seu dinheiro em um negócio pequeno e local, seu dinheiro será revertido ali mesmo, na sua cidade. É importante apoiar os pequenos negócios para torná-los também autossustentáveis e eficientes.

3. Grande oferta de legumes e verduras diferentes

Para acompanhar a concorrência esmagadora, percebi que muitos hortifrútis de bairro começaram a se equipar com produtos diferentes. Por exemplo, nesse do meu bairro encontrei alguns itens como ervilha torta, cebola roxa, broto de alfalfa e feijão, aquela abóbora mini, pequena, ervas frescas como tomilho e alecrim, algumas coisas que no supermercado não encontro sempre. Tudo fresco e de qualidade. Claro que nem todo sacolão é assim, mas pode perceber que mesmo que seja um sacolão ~simplão~, você terá opções bem legais.


4. Preço mais atrativo

É muito triste comprar um pé de alface no supermercado, geralmente pequeno e detonado, e pagar R$ 4 por ser "hidropônico". No hortifrúti ou sacolão é possível que com R$ 4 você compre uma BACIA de alface. O custo benefício compensa, e muito.

5. Melhorar a sustentabilidade em você

Que tal deixar o carro na garagem, pegar um carrinho de feira (sim, aquele que sua avó utilizava para ir à feira toda semana?) e caminhar até o sacolão para comprar seus alimentos? Coloque para você mesmo o objetivo de ser mais sustentável, aderindo ao combo incentivar o comércio pequeno e local + andar um pouco mais a pé + não usar sacolas de plástico + economizar e me alimentar melhor. Bora?

Siga @decorhonesta no Instagram. 

2 comentários:

  1. A alegria da minha vida se chama: abriu um mercadinho novo na esquina de casa. Tem manjericão fresco e tomatinhos cereja por quilo! Além disso, o Dani sempre pega pêssego, ameixas, frutas que ele ama fresquinhas lá. Muito amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, ervas e tomatinho por kg? deve compensar muito né? o valor. Amei! temos q incentivar esses pequenos negócios, pq compensa pra gente também.

      Excluir