quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

GUIA DA LOUÇA 1: ESCOLHENDO A ESPONJA CERTA PRA CADA TIPO DE MATERIAL


Recebi um e-mail muito legal da Esfrebom, que tem uma parceria com o Dr. Bactéria (lembra dele?), sugerindo um tópico que veio muito de encontro com um post que eu queria fazer sobre esponja de lavar louça, já há um tempo. Quem mora sozinho sabe o quanto pequenas coisas fazem total diferença pra gente (quem aí tem aquele apego pelo rodinho de pia? kkkkk). Eu particularmente detesto atividades domésticas no geral, então tento sempre melhorar e facilitar tudo que posso.

E o mais legal de saber é que não é qualquer esponja que você pode simplesmente colocar em qualquer lugar. Se for uma superfície frágil, a esponja pode estragar, causar riscos... E eu que sempre me interesso por esses tópicos, não sabia que tinha tanta diferença. Vamos ver qual esponja você usa em qual lugar? (Lembrando que eu não ganhei um centavo por esse merchan free, só achei a pauta daora mesmo - sou blogayra pobre gente). 


Esponja multiuso


É aquela amarela e verde que nós usamos em casa mesmo. O legal é, como explicou o Dr. Bactéria, existem modelos que reduzem 99,9% a proliferação de bactérias na própria esponja, tornando-as mais resistentes e duráveis. Essas esponjas podem ser usadas para limpar superfícies antiaderentes e delicadas como vidros, aço inox, acrílicos e superfícies polidas em geral. Tem também aquela azul que não risca, e um modelo tipo dupla face, com uma fibra abrasiva mas que limpa sem riscar. Esse modelo é indicado para louças super delicadas, como taças, copos e cristais.


Esponja abrasiva


Eu DETESTO palha de aço, porque aquilo começa a se decompor no momento que molha e eu nem acho que ajude a limpar tanto assim. Por isso minha mãe me apresentou uma coisa linda que são essas esponjas de alta abrasividade, e que duram MUITO. 

Elas podem remover diversos tipos de sujeira pesada, como gorduras incrustadas e até ferrugem. As esponjas geralmente tem a cor mais escura, como cinza e preto, e são ideais para limpeza de grelhas e espetos. Também para limpeza pesada, em especifico utensílios de alumínio, opte por esponjas feitas de malha metálica ou Inox, além de ter alta resistência e não enferrujar, é ideal para esse tipo de superfície. Eu uso pra limpar o fogão.

Esponjas para manchas


Para manchas e sujeiras difíceis, há também modelos com fibras abrasivas que podem ser utilizadas a seco ou molhados, com ou sem produto químico e que limpam panelas, frigideiras, grelhas, ou qualquer outro utensílio de ferro (segundo Dr. Bactéria!).

Existem também modelos mais anatômicos nas mãos, e alguns que tiram substâncias mais estranhas da parede (quem tem criança em casa sabe que eu tô falando de giz de cera). Eu basicamente olho muito quando vou comprar a minha esponja por quê isso precisa ser uma solução e não um problema na santa louça de cada dia.

Espero que esse post tenha ajudado aos aventureiros da vida de morar só!

Siga @decorhonesta no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário