quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

SER MULHER E MORAR SÓ: DOS MEDOS, RECEIOS E PERRENGUES QUE PASSAMOS


Não adianta xingar na Internet, reclamar, chamar de "feminazi" nem dizer que "nem todo homem" e blá blá blá: vivemos sim em um mundo tristemente machista, que não somente tutela os corpos das mulheres, nos obrigando a ocupar determinados espaços que muitas vezes não queremos (mãe, objeto para se admirar, mulher feminina e servil, entre tantos outros) e que toma de nós a chance de estar em outros lugares que queremos. E a mulher que decide morar sozinha por uma ou milhões de razões que só dizem respeito a ela, também se lasca com esse mundo babaca.

Eu participo de um grupo no Facebook que as minas trocam várias informações legais sobre a vida de modo geral, e um tópico recorrente é: preguiça dos caras que, ao saberem que moramos sozinhas, imediatamente se oferecem pra ir nas nossas casas, independente do grau de intimidade que temos com o sujeito. 

Bom, vamos começar do princípio de que ninguém é obrigado a nada. Muito menos a convidar alguém pra ir na sua casa. Eu pelo menos, quando vou receber alguém, eu dou um jeito na bagunça, quero cozinhar alguma coisa, oferecer um chá, um café. Então eu me planejo. E eu convido quem eu quiser. 

Então porquê os caras se acham no direito de, automaticamente quando você diz que mora sozinha, se convidar pra ir na sua casa?

E muitas vezes o diálogo é assim:

Homem: - E aí, você mora com quem, em que bairro?
Mulher: - Moro sozinha no bairro tal. 
Homem: - Ah, que legal, acho que vou aí te visitar rsrsrs

Não, obrigada! Eu te convidei? Te chamei? Pode ser que a gente tenha acabado de se conhecer. De onde você tirou que já pode fazer essa cantadinha, partindo do princípio que eu moro só? 

Já respondi algumas coisas como: "não te convidei", "na minha casa só vai quem eu quero", "não permito visitantes", e coisas assim.

A intenção dos caras, de certo sei lá, é apenas curtir a paquera, mas primeiro que você sente que sua casa virou motel, e segundo, a maioria das mulheres tem por princípio se sentir insegura com qualquer homem. Explico: nós vivemos em um medo subjetivo de sermos abusadas, então estamos o tempo todo pensando em situações de risco e como não queremos estar nelas. Ficar sozinha com um homem desconhecido é, para nós, uma situação de risco. Chamá-lo na sua casa é dar-lhe um poder, e imediatamente não estar mais segura.

Num outro grupo que eu frequentava, sobre morar sozinho no FB, quando as minas postavam esse tópico, reclamando, eram rechaçadas pelos caras, na maioria das vezes. Chamadas de "frescurentas", daí pra baixo. Sinceramente, quando um cara se oferece pra ir na sua casa, a sensação que dá é de invasão e insegurança, pois:

1. Você não sabe o que o cara pode fazer com você.
2. Você não sabe se, caso você decida não transar com esse cara, se ele vai te respeitar.
3. Você não sabe se ele vai ter semancol e ir embora quando você tiver afim de retomar sua rotina e ficar de boa.

Entenderam, caras?


Medo de assalto e... coisa pior

Vamos dizer que você é um homem que mora só e um dia um outro homem entra na sua casa. Qual medo que você vai ter? Deixa eu adivinhar: de ele te assaltar, te bater, roubar seu playstation. Há medo de ser assassinado também. Porém, quando você muda o cenário e coloca aí a mulher que mora só, acrescente um medo: ser estuprada.

Se um dia um ladrão entrasse na minha casa (e tomara que isso nunca aconteça), eu sinceramente rezo pra não estar presente. Porque por ser mulher, eu tenho medo de ser estuprada. Eu trabalho num jornal e lido diariamente com notícias mundo cão, e em resumo é isso. Há alguns anos, nunca me esqueci de uma moça que foi tirar o lixo e foi estuprada por um motoqueiro, que a rendeu e entrou na casa dela, aqui em Campo Grande. Tirar o lixo! Uma coisa simples, que eu faço na minha casa!

E pra passar por tudo isso só tem uma coisa que precisamos ser: mulher. 

Então quando a mina disser que é ridículo você se convidar pra ir na casa dela só porque ela mora sozinha, fique na sua e respeite. Ela sabe do que tá falando. 

Siga @decorhonesta no Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário