quinta-feira, 9 de março de 2017

CINEMA HONESTO: 'COOKED', UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA DA COMIDA

Entre 2015 e 2016 eu tive uma coluna com críticas e resenhas de filmes em dois jornais aqui do MS. E não consigo parar de escrever sobre! Por isso inauguro aqui no blog a seção "Cinema Honesto", com algumas impressões sobre filmes, documentários e séries que tenham a ver com comida, bebida e decoração. Enjoy!

A comida virou, definitivamente, um elemento de entretenimento no showbiz, e ela está por toda parte. Mas um jornalista e escritor percebeu que mesmo assim, ela conserva em sua essência a história de sua relação com a existência humana. Esse é o mote da série "Cooked", da Netflix, do nore-americano Michael Pollan, que em 4 episódios apresenta a história humana através dos elementos naturais que se transformaram no alimento, e como isso foi um fator determinante para o nosso desenvolvimento.

São quatro episódios que fazem relação com elementos naturais, fogo, água, ar e terra. Em cada um, a busca é pela transformação ancestral dos ingredientes. A apresentação calma e de teor documental de Pollan também faz com que seja gostoso de assistir. O primeiro episódio mostra aborígenes na Austrália buscando lagartos, base de sua alimentação, enquanto queimam parte do solo para atrair os bichos.


No episódio que mostra o fogo, vemos um senhor norte-americano assando carne de uma forma que não mudou em nada nos últimos 100 anos, e mostrando como o fogo iniciou toda a saga humana de alimentar-se com propriedade.

Ainda que Pollan investigue a origem da comida, ele também mostra sua relação pessoal com ela, fazendo uma receita por episódio, e também mostra pessoas normais comendo e cozinhando em seus cotidianos. Em "Água", vemos a comida industrial ocupando muito espaço na cada de indianos em Mumbai, e como a indústria está nos fazendo crer que se alimentar mal é melhor.


São visitadas famílias que conservam as receitas antigas e tradicionais da bela culinária indiana, mas também as que preferem comprar um balde de frango frito no KFC. Mas em nenhum momento ele soa "chato" com essa questão. Ele apenas mostra, através de vivências e histórias, que o alimento humano vem da natureza e não das fábricas de comida sintetizada.

Em "Ar", um dos episódios mais legais, descobrimos coisas muito bacanas sobre fermentação, visitando um moinho no Marrocos. Em tom grandioso onde vemos a questão quase alquímica que permeia a cozinha, "Cooked" nos faz viajar em nossa própria história.

E como diz Pollan, "quem vai cozinhar hoje?".


Resenha originalmente publicada no Sal & Estante
Siga @decorhonesta no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário