quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

QUANTO CUSTA MORAR SOZINHO EM CAMPO GRANDE? ALUGUEL, MORADIA, ÁGUA, LUZ E MAIS


Eu decidi sair da casa dos meus pais em setembro de 2014, mas antes disso eu busquei saber quanto que seria o custo disso. Meses antes, eu recebi uma promoção no trabalho que eu tinha na época e pensei: A hora é agora. E foi mesmo!

Meu primeiro passo foi buscar um aluguel, e eu tinha a ideia de morar em apartamento fechado com condomínio, por uma questão de segurança mesmo. Primeiro banho de água fria: morar em apartamento é consideravelmente mais caro do que em casa em Campo Grande! Isso em razão do fato de que a grande exigência que eu tinha era a de ter sacada, já que me sinto muito claustrofóbica num espaço sem pelo menos um "quintal". Morei a vida toda na mesma casa, então isso pesou demais.

Como na época eu já tinha uma gatinha (R.I.P Panzinha) que queria levar da casa dos meus pais, precisava ser um lugar que aceitasse animais, e um condomínio térreo talvez fosse um problema, já que eu sou terminantemente contra gatos que dão voltinhas. A solução então foi uma casa.

Segundo o site Custo de Vida, os preços de moradia na Capital estão mais ou menos na seguinte faixa. Em regiões caras como Jardim dos Estados, São Francisco e Centro, kitnet e apartamento de até três quartos varia em torno de R$ 742 e R$ 1.600, ou até mais. Já nas mais baratas (como a que moro atualmente, o Jardim Itamaracá), varia entre R$ 400 para uma kitnet e R$ 900 para um apartamento 3 quartos. Mas sem sacada e sem contar condomínio, que pode chegar a R$ 300.



Minha solução depois de constatar tudo isso acabou sendo muito viável e simplificada. Minha irmã tinha uma casinha novinha no Itamaracá, recém-construída, que ela alugou para poder se mudar para outra cidade. Ela aceitou alugar a casa para mim por um valor super baixo, de "manutenção". Logo, esse peso foi tirado das minhas costas.

O passo seguinte foi entender que a cobrança de água, luz e taxa de esgoto varia de região para região. Eu não sei quanto custa em média em regiões centrais, mas eu pago R$ 40 de água e R$ 160 de luz em média com o ar condicionado torando quase todos os dias. Nos meses que não ligo o ar chego a pagar entre R$ 60 e R$ 80, se muito.

Mas é claro que morar longe tem suas desvantagens (a de transporte vou falar em outro post). Mas sobre aluguel, água e luz, acho que foi bem bacana. E valeu a pena cada minuto, assim como continua valendo!

Siga o @decorhonesta no Instagram!

2 comentários:

  1. Eu moro sozinha também, e criei uma estratégia pra poder morar melhor localizada. Hoje moro no centro e divido apê com duas colegas - que conheci quando mudaram, segredo pro sucesso - Ficou mais barato que morar em bairro e resolveu meus problemas. hehe :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! dividir é totalmente viável se você busca um espaço com uma localização melhor. Eu só optei por morar no ~bairrão~ pois tinha meio de transporte e achei que o gasto com a gasolina seria compensado pela diminuição do aluguel. Mas dividir é uma ótima solução! Obrigada pelo seu comentário, adorei <3

      Excluir