quinta-feira, 10 de agosto de 2017

4 DICAS PARA BEBER UNS BONS VINHOS COM UM PREÇO BEM LEGAL!


Eu comecei a me interessar por vinho quando peguei gosto por fazer risoto e o vinho seco (no caso o branco), é imprescindível na receita. Porém, hoje comecei a gostar de bebericar uns bons vinhos, mas quem mora só tem sempre um orçamento bem planejadinho e reduzido para esses pequenos prazeres, não é mesmo?

O Extra me mandou um conteúdo bem legal que acho que vale super a pena compartilhar. A rede quer desconstruir essa ideia de que o vinho é algo "formal" e caro, e por isso tem vários rótulos muito bons com um preço bacana.

Um especialista consultado pela rede avalia que o vinho que cai bem é aquele que agrada nosso paladar! à medida que o consumidor vai degustando diferentes rótulos, as impressões vão mudando e novos bons podem surgir – ou até mesmo ruins. “Para cada vez que um cliente se permite experimentar um novo título, um novo leque de percepções gustativas se apresenta, possibilitando que ele crie sua adega de prediletos”, diz o enólogo João Paulo Cruz de Sousa.

Ele dá algumas dicas preciosas! Dá só uma olhada.

- Preço

Existem desde vinhos com melhor custo benefício, de R$ 24,99, que são muito agradáveis, até R$ 49,99 que também atendem a esse parâmetro. O preço está muito ligado à sua maturação, tipo e etc., que incrementam o valor, mas não necessariamente são aqueles que você gosta.

- Harmonização

Para quem já sabe o tipo de uva que mais gosta, a seleção já fica concentrada em rótulos provenientes da fruta predileta. Já para quem está iniciando nesse universo, existem algumas harmonizações básicas para não ter erro: vinhos tintos para carnes vermelhas, grelhadas ou assadas; vinhos branco e rosé para carnes brancas, saladas e entradas no geral e vinho branco para peixes, frutos do mar e queijos como o brie e o camembert. Já para quem está procurando por um espumante, uma boa dica é adquirir o do tipo Brut, que vai bem com a maioria dos alimentos.


- Temperatura

Para vinhos tintos, o ideal é servir a bebida entre 16ºC e 18ºC. Para atingir essa temperatura, é necessário colocar a garrafa na porta da geladeira de 30 a 40 minutos antes de servir. Já para os brancos e espumantes, uma boa temperatura é de 6ºC a 9ºC, que necessita ficar também no refrigerador de um dia para o outro.

- Como armazenar depois de abrir 

A melhor forma de armazenar um vinho que já foi consumido é retirar todo o oxigênio com uma bomba á vácuo com rolhas seladoras. Para quem não tem, uma alternativa é guardar na geladeira com a rolha por no máximo um dia, uma vez que a baixa temperatura retarda o processo de oxidação.

Siga @decorhonesta no Instagram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário