domingo, 19 de fevereiro de 2017

RECEITA: RISOTO DE PANELA DE PRESSÃO CAPRESE [PRONTO EM 3 MINUTOS]


Gente, eu sou a loka do risoto! Já fiz inúmeros sabores e eu realmente opto por esse prato quando preciso receber as pessoas com algo delicioso e fácil. Eu achava que era fácil, até descobrir uma receita da Rita Lobo de panela de pressão! Aí minhas queridas... subi de nível na vida.


O primeiro sabor de risoto que eu fiz na vida foi o caprese, que seria queijo, tomate e manjericão. A minha receita vai parmesão e tomate cereja. Quanto mais manjericão melhor. O dessa receita eu fiz pra duas amigas queridas que vieram aqui em casa dia desses. Abrimos uma cervejinha, contamos uns causos e rapidinho o risoto tava pronto.

Só digo uma coisa: ACABOU MEXEÇÃO DE PANELA! Haja braço pra fazer né? Mas na panela de pressão não precisa de nada disso. Eu adoro praticidade, então ganhou meu amor imediato.



Risoto Caprese na Panela de Pressão (Pronto em 3 minutos)

INGREDIENTES
- 200g de arroz arbório, ou qualquer arroz especial para risoto
- 5 copos de caldo de legumes diluído em água (ou apenas água morna se preferir)
- Meio copo de vinho branco seco
- 1 cebola pequena em cubinhos
- 1 bandeja de tomate cereja
- 1 maço de manjericão
- 200g de queijo parmesão
- Azeite, sal e pimenta a gosto


MODO DE PREPARO
Deixe o caldo morno e reserve. Na panela de pressão, refogue a cebola com azeite até ela ficar transparente. Jogue o arroz arbório e deixa fritar até o grão ficar transparente por fora e com o interior branquinho. Jogue o vinho seco e frite mais um pouco. Quando o vinho tiver evaporado, acrescente o sal e a pimenta, mexa bem, e complete com o caldo de legumes. Ele será a água do cozimento, então você precisa por pelo menos dois terços da panela com água para a quantidade de arroz que tiver.

Deve cobrir o arroz e mais um pouco. Feche a panela de pressão. No instante que a pressão fizer barulho de que pegou, conte três minutos EXATOS e retire do fogo. Deixe a pressão sair e abra a panela. ATENÇÃO: Não deixe nem um segundo a mais do que o tempo indicado ou ele vai grudar. 

Quando abrir a panela, o grão vai estar cozido no ponto e ainda haverá bastante caldo. Com a panela aberta, devolva pro fogo baixo e acrescente o tomate, o queijo e o manjericão. Acerte o sal. Mexa bem até ficar com mais ou menos caldo (você que decide - eu gosto bem molhadinho). Desligue o fogo e sirva na hora!

Algumas dicas:

  • Compre o vinho mais barato que você encontrar, sempre seco! Colocar vinho bom e caro no risoto é desperdício. 
  • Pode trocar o queijo por gouda, gruyére. Só evite queijos "líquidos" ou muito industrializados.
  • Vai por mim, 3 minutos é suficiente! Marque no relógio!
  • Jogue o manjericão quando for servir em seguida, pra ele não "cozinhar" tanto no calor do arroz. 
Gostaram? :D

Siga @decorhonesta no Instagram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário